segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Professora de Labirintos

Chego, estendo a lona, e vou buscar as canetinhas na sala do jardim. Quando eu volto o João e a sua acompanhante estão fazendo o percurso. Quero registrar tudo. Labirinto é inclusão. Percorrer o caminho, chegar ao centro e sair. A tarefa é essa. E o João faz direitinho. Depois, no recreio, é ele quem joga as caixas para o amigo que está no meio, montando. Enquanto ele não pega a última caixa da pilha ele não sossega.

Bem, entre João e recreio resolvo dar uma geral, e varrer a lona-labirinto. Antes que eu consiga terminar a faxina chegam as meninas e meninos da quinta e da sexta série. Estão querendo montar e deixo. "Comecem pelo meio que já varri!" Meu trabalho então é filmar. Circuito novo criado. Os pequenos vão adorar. Depois jardim dois e o Ronaldo ajudam a desmontar. E depois disso mais três meninos grandes chegam e querem ajudar. Vamos deixar só a lona de novo, pra quarta série usar na aula de educação física do Professor Osmar. Sugerimos a corrida, no entanto, o que querem é montar. Então pronto. Um circuito de obstáculos. Em grupos a competição alucina. De tanta alegria, as crianças, parecem que vão estourar. São tantas idéias que surgem! Isso sem falar naquelas que ainda nem deu pra usar...

À tarde, recomeço. Crianças pra lá e pra cá. E as caixas decoradas já começam a enfeitar. Ficam curiosos e também querem fazer. Em duplas levam caixas pra Gleyce poder ajudar. Ela é da marcenaria e está adorando ajudar. Dou uma boa ajeitada quando as crianças não mais estão lá. Arrumo bem pro maternal poder usar de novo. Pra eles o labirinto é gigante. E vão que vão sem cortar caminho. Contenção, atenção, percepção visual, colaboração, respeito, movimento, autonomia, artes, alegria, diversão e sabe-se lá o que mais. Tudo isso é trabalhado sem a gente forçar. Primeiro os pitocos entram, chegam e sentam pra voltar. Voltam e na saída correm feito loucos num rodopiar. Tem qualquer coisa que brilha.

E a pergunta do dia que fazem, uns dois ou três quando por ali passam: "todo dia muda esse labirinto?". Depois perguntam também "agora você não é mais professora, fabi?" "agora você só fica aqui?" Sou professora de labirintos. Trabalho igual nunca vi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário