sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Com a palavra, o mestre da Ponte

José Pacheco estava ontem na UFPR de Matinhos, numa palestra aberta e gratuita. Nós da Casa Labirinto fomos.

Fiquei pensando que esta experiência, desde a organização para que todos os interessados pudessem estar lá, até as conversas com as pessoas que estavam juntas em um carro, na ida e na volta, e também a participação das crianças, incluindo a minha filha, nesta movimentação, já foi uma vivência de transformação intensa, um tipo de experiência "formativa" que me remete a este trecho do livro do Larrosa, em Pedagogia Profana:

A formação é uma viagem aberta, uma viagem que não pode estar antecipada, e uma viagem interior, uma viagem na qual alguém se deixa influenciar a si próprio, se deixa seduzir e solicitar por quem vai ao seu encontro, e na qual a questão é esse próprio alguém, a constituição desse próprio alguém, e a prova e a desestabilização e eventual transformação desse próprio alguém" 

***

Chegamos em tempo de ver o mestre José Pacheco falar de educação. Legitimar o que já sabíamos, sobre parar de dar aulas. E ainda que eu não tenha ouvido tudo, porque quem desescolariza leva os filhos em palestras e divide a atenção o tempo todo, o que ouvi me fez ver o quanto eu ainda preciso aprender. Ou melhor, desaprender.

Algo me chamou muito a atenção. Pacheco fala em coerência. Devemos ser coerentes. E depois, em vários momentos com a minha filha, fiquei atenta, observando-me em meus pedidos a ela e nos exemplos que dou. Percebi que a coisa mais difícil é ser coerente. Esse é o desafio a enfrentar, agora. Posso dizer, sim, claro, ser coerente. Mas na vida, a incoerência que vivenciei está em mim, e praticar coerência é revolucionário. É praticar ética e respeito. Tem um trecho escrito por outro José, também português, o Saramago, que me faz pensar pensar pensar, e que também vem de encontro a este momento de reflexão (afinal um mestre pode se contradizer, mas jamais poderá ser incoerente):

"[...] incoerência e contradição não são sinônimos. É no interior da sua própria coerência que uma pessoa ou uma personagem se vão contradizendo, ao passo que a incoerência, por ser, bem mais do que a contradição, elimina-a, não se estende a viver com ela. Deste ponto de vista, ainda que arriscando-nos a cair nas teias paralisadoras do paradoxo, não deveria ser excluída a hipótese de a contradição ser, afinal, e precisamente, um dos mais coerentes contrários da incoerência". (A CAVERNA, p.218)

E educar, nas palavras do mestre Pacheco, é nada mais do que com coerência, dar condições para os aprendizes aprenderem o que quiserem e serem felizes. É não ficar sozinho nisso. É unir forças e estabelecer diálogos e parcerias. É o currículo do caos? Sim, inesperadas aprendizagens, dessas que realmente interessam a vida. É perguntar: O que você quer saber? O que você quer fazer? E o que precisa saber para fazer algo? Mãos à obra!


Nenhum comentário:

Postar um comentário