sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Esta é a Casa Labirinto

Um mar de rendas tecido a muitas mãos.
Essa é a Casa Labirinto.
E o movimento nunca pára mesmo!!!

Com a palavra, a educadora Romã Rettamozo:

Tem dias que a gente vê coisas acontecendo na casa que tem vontade de relatar, compartilhar...

O relacionamento com os pais sempre é muito importante e quanto mais conseguimos aproxima-los melhor. Não acredito em educação sem pensar na criança e em todo o âmbito social que ela convive (família, bairro, amigos). 
Ja a tarde foi muito gostosa e movimentada e é mais sobre ela que eu queria falar.

No inicio do periodo a Ana Clara deu a ideia de construir uma rua ali onde eles gostam de brincar com as bikes. A Ju acolheu e elas com o Tales (que estava junto) foram para o ateliê e iniciaram a produção. Vendo que o trio, Kauã, Raí e Monique estavam livres pela casa. Chamei o pessoal do ateliê ali na sala com eles para que contassem o que pretendiam fazer. Eles compraram a ideia, e eu não sei o que foi que aconteceu exatamente no ateliê, sei que depois tinham cordas impedindo a passagem ali do ado da horta com plaquinhas escrito "em obras". E que bastante tempo depois estavam todas as crianças pintando uma rua, juntas, e que depois tinha até sinaleiro. Isso foi o início de um projeto.
E dali pode partir mais coisas... Conteúdos de geografia, matemática, português , cidadania, comunidade,etc. E veio de quem? Das crianças. Lindo.

A coisa da rua foi tão legal que ontem as crianças chegaram já animadas para continuar. E fizeram ônibus, placa e lombada "porque a gente vem muito rápido na curva"... E com a chuva, a energia estava intensa. O jeito foi passar a tarde nos labirintos. Teve dinâmica de letrinhas, dinâmica de fechar os olhos, dinâmica de montar e destruir e deixar e energia correr solta. Uma delicia!

Vigotski:"A brincadeira da criança não é uma simples recordação do que vivenciou, mas uma reelaboração criativa de impressões vivenciadas. É uma combinação dessas impressões e, baseada nelas, a construção de uma realidade nova que responde às aspirações e aos anseios da criança. Assim como na brincadeira, o ímpeto da criança para criar é a imaginação em atividade." 

E mais!!! Temos uma novidade: a casa vai passar a acolher um projeto de mães, que precisam de tempo e espaço e não querem por seu filhos em escolas ou creches. Escolhemos então criar uma cooperativa de cuidados parentais. Mais informações em breve...


Nenhum comentário:

Postar um comentário